Na última semana, 04 de Agosto de 2016 o Facebook informou mais uma mudança no algoritmo da rede social. Em uma publicação oficial feita pelo Facebook (confira aqui News Feed FYI: Further Reducing Clickbait in Feed ) explica que usará seu algoritmo para penalizar publicações que usem esse tipo de estratégia para atrair leitores.
São considerados como caça cliques matérias que induzem a você clicar para ver o conteúdo e que muitas vezes não é relevante, por exemplo: Você não acredita no que a apresentadora X fez. O Facebook não considera textos com títulos caça-clique uma forma de “comunicação autêntica”.
Títulos caça-clique como aqueles títulos que “intencionalmente omitem informações ou enganam pessoas, forçando-as a clicar para encontrar respostas”.
“Um dos valores do nosso Feed de Notícias é ter comunicação autêntica em nossa plataforma”, explicou o Facebook.
Penalização do Facebook
Segundo a rede social, nas próximas semanas, títulos considerados caça cliques serão penalizados no cálculo de exibição de conteúdos na rede social. Essa não é a primeira vez que o Facebook atua contra conteúdo desse tipo. Há dois anos, a rede social já havia tomado providências para penalizar conteúdo que atraísse cliques, mas que fosse um texto que não mantivesse leitores.
Como funciona o algoritmo do Facebook?
O Facebook afirma ter construído um algortimo que fará com que o Feed de Notícias vá aprendendo quais são os sites que devem aparecer menos como pena por esse artifício.
“Categorizamos milhares de manchetes como caça-clique ao considerar dois pontos: (1) se a manchete omite informações necessários para a compreensão do conteúdo do artigo; (2) se a manchete exagera o artigo para criar expectativa confusa para o leitor.”
E o que fazer para não ser penalizado pelo Facebook?
De acordo com a empresa, neste primeiro momento as novas regras servirão apenas para usuários em inglês.
“Aconselho que trabalhe com bom conteúdo em sua página e não use chamadas de caça cliques em seus posts ou anúncios. O Facebook é uma rede social que se bem trabalhada, gera excelentes resultados para negócios.” explica César Marcondes, especialista em Marketing Digital.
Qual será o impacto minha página?
“Prevemos que a maioria das páginas não haverá quaisquer alterações significativas a sua distribuição no Feed de Notícias resultado dessa mudança. No entanto, sites e páginas que usam como manchetes de estilo caça cliques deve esperar a sua distribuição diminuir. As páginas devem evitar manchetes que reter informações necessárias para entender o que é o conteúdo do artigo e manchetes que exageram o artigo para criar expectativas enganadoras.”
Precisa de gestão de conteúdo no Facebook com resultados?
Fonte: Exame – Você não vai acreditar no que o Facebook anunciou hoje
Pingback: Atenção para mudança na foto do perfil do Facebook em Agosto 2017 – OTIMIZE