No começo de Agosto de 2015 tivemos o Seminário de Marketing Digital Edição São José do Rio Preto promovido pela ABRADi-ISP (Associação Interior Paulista dos Agentes Digitais). A OTIMIZE, agência de marketing digital associada ABRADi-ISP localizada em São José do Rio Preto com atuação nacional, participou do seminário e listou os principais pontos abordados para quem não pode participar. Confira abaixo os detalhes da primeira palestra:
Primeira palestra: Google AdWords. Muito além de palavras-chave
Profissional: Rodrigo Camara da Goobec
Descrição: Aparecer no Google não se trata apenas de adicionar valores de investimento e cadastrar palavras chave. Publicidade no Google exige um bom conhecimento das funcionalidades da ferramenta Adwords e conhecimento estratégico de negócio, é necessário saber analisar a campanha, mensurar os resultados e baseado nisso reorientar ou recriar a estrategia que está sendo utilizada para que ela seja compatível com seu público-alvo e tipo de negócio.
Principais pontos da palestra de Google AdWords anotado por César Marcondes, diretor da OTIMIZE.
A palestra começou com Rodrigo explicando o que é o Google AdWords. O Google AdWords é a maneira que as empresas possuem de anunciar no Google, seja na rede de pesquisa (busca) como na rede de display (banners em sites, blogs e portais). Hoje em média 15% dos termos buscados no Google são referente a novas pesquisas. Por dia são 3,5 bilhões de pesquisas processadas. Assim temos que a lista telefônica deixou de ser usada por um meio muito mais eficiente.
Quais são as diferenças de link patrocinado e busca orgânica?
No Link Patrocinado você escolhe quais produtos quer destacar. Você pode começar investindo a partir de R$ 10 por dia e conforme for tendo resultados, você aumenta o investimento.
Análise de César Marcondes: o valor de R$ 10,00 é indicado para uma campanha local ou produto/serviço com baixa demanda. Com o conhecimento e experiência da OTIMIZE preferimos começar uma campanha no Google AdWords com investimento maior, pois muitas vezes dependendo do alcance e da demanda de palavra chave não será gerado resultados para o cliente.
O que é Rede de Pesquisa e Rede de Display?
Rede de Pesquisa é o anúncio exibido na busca do Google, assim como nos parceiros de pesquisa, por exemplo, no portal G1 há uma opção buscar com Google.
Já a Rede de Display é o anúncio com uso de imagens/banner em sites, portais e blogs. Lembre-se: não é coincidência. Nesta hora Rodrigo explicou de forma descontraída o que é o Remarketing, onde através de uma tag é possível exibir anúncios por quem visitou o seu site.
Como o Google posiciona o anúncio?
O Google realiza uma classificação dos anunciantes. A dúvida que todos possuem de como ficar em primeiro lugar é baseada no leilão. Todavia diferente de um leilão convencional, onde quem dá mais leva, no Google os fatores são outros.
Fórmula do Google: lance máximo (CPC) x índice de qualidade
Quais outros itens devem ser analisados?
Os principais itens que devem ser analisados em uma campanha no Google AdWords são:
– Relevância dos itens
– Páginas de destino – se a página está bem montada, se explica o sobre e os benefícios
– Qualidade do site – rápido e clean
Resumindo, temos que relevância e tudo para o Google.</>
O que mudou no Google AdWords nos últimos anos?
Rodrigo explicou que antes era vendido para o cliente: cliques e impressões. Hoje o cliente quer saber o que gerou vendas, neste caso a conversão.
Análise de César Marcondes: desde 2012 a OTIMIZE vem se especializando em gerenciamento de campanhas no Google AdWords. Toda campanha gerenciada por nós é com total foco nas conversões.
Como sei se minha campanha no Google AdWords está boa?
Para o Google se o CTR for acima de 1% é considerado bom. Para a Goobec acima de 3%.
Análise de César Marcondes: para a OTIMIZE depende do mercado do cliente, assim como a concorrência. Em média também consideramos o valor de 3% bom. Temos campanha de clientes com CTR maior que 10%, visto que o mercado possui pouco anunciante e a campanha ser bem segmentada.
Quais as vantagens de anunciar no Google?
– Ferramenta barata e certeira
– Funis de Pesquisa
– Análise das conversões
No final Rodrigo explicou que mesmo em grandes capitais, como São Paulo há falta de profissionais certificados em Google Analytics e Google AdWords. Também explicou que hoje o celular corresponde por 60% dos acessos, porém as pessoas não compram pelo celular.
Quando questionado sobre palavras chave que possuem um alto valor de lance, Rodrigo explicou que o CPC só dispara quando a campanha está mal feita e que a única solução neste caso é trabalhar com índice de qualidade.
Além disso, orientou a todos seguirem as práticas recomendadas Google e não trabalhar só trabalhar Google, mas também trabalhar outras mídias digitais até campanhas off.
Análise de César Marcondes: nosso papel como agência é garantir o melhor retorno para nossos clientes que anunciam no Google AdWords. A palestra do Rodrigo foi muito boa, explicou rapidamente para quem não conhece o que é o Google AdWords e relembrou algumas dicas válidas. Particularmente, considero a Goobec referência no ensino de treinamentos de Google AdWords. Minha certificação em Google AdWords foi com ajuda deles no Google Partners.
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