Mesmo com a crise mais que noticiada que atinge o país há meses, a Black Friday no Brasil em 2015 atingiu seu maior faturamento desde que chegou ao e-commerce brasileiro, registrando R$ 1,6 bilhão na última sexta-feira 27/11/2015.
Mesmo com a difícil situação econômica que o país enfrenta a expectativa para essa edição era de R$978 milhões, que foi superada com folga com 3.122.843 pedidos registrados.
Crescimento Mobile
Um dos destaques foram as vendas realizadas por dispositivos móveis, que tiveram um aumento de 9% em relação ao ano anterior. “O mobile vem crescendo ano a ano, apesar da insegurança na finalização no carrinho ao efetuar o pagamento, muitas empresas estão adotando um aplicativo próprio para realizar as vendas neste canal, como é o caso da Magazine Luiza” explica César Marcondes, consultor de marketing digital da OTIMIZE.
Categorias
As categorias com mais transações registradas foram:
- Eletrodomésticos com R$370,85 milhões,
- Celulares com R$327,89 milhões ,
- Eletrônicos com R$ 240,15 milhões,
- Bens de informática R$146 milhões,
- Móveis R$74 milhões,
Sendo o valor médio de compra de R$492,00.
Regiões
A região que mais consumiu no Black Friday 2015 foi a região Sudeste com 71% dos pedidos, seguida da região Sul com 12%, Nordeste com 9%, Centro-Oeste com 6% e Norte com 2%.
Análise do Black Friday 2015
“É notório que essa data no Brasil tem sido bem aceita e gerando excelentes resultados. As empresas precisam ficar atentas com o Black Friday e as datas comemorativas para aumentar suas vendas participando de promoções.” afirma Marcondes.
Black Friday, é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, comemorado na 4° quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos.
O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online.