A fotografa profissional Cris Santana em São José do Rio Preto é uma profissional especializada em fotos para festas de aniversários, gestantes e bebês.
Com o objetivo de divulgar melhor seu trabalho e alcançar novos clientes a agência digital OTIMIZE foi escolhida para criar uma estratégia de marketing para esse profissional liberal. O primeiro passo foi realizar uma análise da presença digital da Cris Santana, onde vimos que no Facebook já possuía um bom engajamento com os clientes e potenciais clientes. Assim definimos junto com o cliente a criação de duas campanhas promocionais visando um público alvo bem definido: mães e grávidas que moram em São José do Rio Preto e região.
Com o planejamento realizado a equipe de criação da OTIMIZE montou duas artes: uma arte com uma promoção (moldura como brinde) e a outra ganhando o 1° mês do bebê. Depois a nossa equipe criou os anúncios no Facebook e mediu os resultados semanalmente – diferencial que nossa agência digital oferece no mercado desde 2012.
Tipos de Anúncios
Foi proposto ao cliente investir R$ 150,00 na primeira campanha usando o tipo de anúncio “Geração de Leads” no qual aparece uma foto para o cliente e a opção dele se cadastrar e participar da promoção através do botão “Solicitar agora”.
Já a segunda campanha fizemos um post e usamos o modelo de anúncio no Facebook conhecido como “Post Impulsionado” com aplicação de filtros.
Atenção: se você não usar filtros em suas campanhas, estará desperdiçando mídia.
Resultados
As duas campanhas tiveram excelentes resultados, porém a campanha da promoção da moldura teve uma menor conversão (vendas) em relação a outra. Nessa campanha de geração de leads pelo Facebook tivemos:
- Mais de 18 mil pessoas alcançadas;
- Mais de 102 interações
- 9 comentários
- 36 pessoas interessadas (leads)
Já na campanha de post impulsionado tivemos:
- Mais de 22 mil pessoas alcançadas;
- Mais de 1.100 curtidas
- 20 compartilhamentos
- 42 pessoas interessadas (comentários)
Vale atentar que além dos comentários, tivemos muita interação através das Mensagens (inbox). Foram mensagens de clientes querendo saber mais do trabalho de fotografia profissional e valores. O Whats App também foi bastante acionado no período que a campanha foi executada, segundo o feedback do cliente.
Qual foi o pulo do gato para essa campanha de sucesso no Facebook?
Assim como as demais campanhas que trabalhamos, analisamos junto com o cliente o que podemos oferecer ao público alvo e criamos uma “isca digital”. Neste caso as iscas utilizadas foram dar um brinde para o cliente (moldura e 1° mês do bebê), assim como o uso do gatilho mental da escassez (promoção limitada). Com um anúncio bem redigido, figuras atraentes e monitoramento dos resultados pela nossa equipe o resultado apareceu.
Análise de Resultados
As duas campanhas apresentaram excelentes resultados e iremos continuar a usar o marketing no Facebook para divulgar o serviço que realiza.
“Notamos que campanhas digitais de geração de leads para serviços de profissionais liberais apesar da adesão, a qualidade do lead pode ser baixa visto que as vendas foram menores. Já o modelo que envolve maior interação com o cliente, neste caso específico teve uma aceitação melhor. Infelizmente, não há como saber qual tipo dará mais resultado para seu negócio: geração de leads ou post impulsionado. Cabe a necessidade de colocar as campanhas no ar e medir os resultados. Além disso, vale ressaltar que a qualidade da imagem e maneira que o texto foi escrito para o público influencia diretamente nos resultados.”
explica César Marcondes, diretor da OTIMIZE e especialista em Marketing Digital.
O Facebook ainda é uma excelente ferramenta para marketing digital, sendo necessário a atuação de profissionais para a criação da estratégia, do material e da mensuração dos resultados. A OTIMIZE há 4 anos atua exclusivamente no digital.
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