Caso de Sucesso no Facebook para Profissionais Liberais

A fotografa profissional Cris Santana em São José do Rio Preto é uma profissional especializada em fotos para festas de aniversários, gestantes e bebês.

Com o objetivo de divulgar melhor seu trabalho e alcançar novos clientes a agência digital OTIMIZE foi escolhida para criar uma estratégia de marketing para esse profissional liberal. O primeiro passo foi realizar uma análise da presença digital da Cris Santana, onde vimos que no Facebook já possuía um bom engajamento com os clientes e potenciais clientes. Assim definimos junto com o cliente a criação de duas campanhas promocionais visando um público alvo bem definido: mães e grávidas que moram em São José do Rio Preto e região.

Com o planejamento realizado a equipe de criação da OTIMIZE montou duas artes: uma arte com uma promoção (moldura como brinde) e a outra ganhando o 1° mês do bebê. Depois a nossa equipe criou os anúncios no Facebook e mediu os resultados semanalmente – diferencial que nossa agência digital oferece no mercado desde 2012.

Tipos de Anúncios

Foi proposto ao cliente investir R$ 150,00 na primeira campanha usando o tipo de anúncio “Geração de Leads” no qual aparece uma foto para o cliente e a opção dele se cadastrar e participar da promoção através do botão “Solicitar agora”.

Anúncio no Facebook
Anúncio no Facebook para grávidas na região de São José do Rio Preto.

Já a segunda campanha fizemos um post e usamos o modelo de anúncio no Facebook conhecido como “Post Impulsionado” com aplicação de filtros.

Atenção: se você não usar filtros em suas campanhas, estará desperdiçando mídia.

Post impulsionado no Facebook
Post impulsionado no Facebook somente para grávidas na região de São José do Rio Preto.

Resultados

As duas campanhas tiveram excelentes resultados, porém a campanha da promoção da moldura teve uma menor conversão (vendas) em relação a outra. Nessa campanha de geração de leads pelo Facebook tivemos:

  • Mais de 18 mil pessoas alcançadas;
  • Mais de 102 interações
  • 9 comentários
  • 36 pessoas interessadas (leads)
Geração de leads pelo Facebook
O custo por lead ficou abaixo de R$ 5,00 na campanha de geração de leads pelo Facebook

Já na campanha de post impulsionado tivemos:

  • Mais de 22 mil pessoas alcançadas;
  • Mais de 1.100 curtidas
  • 20 compartilhamentos
  • 42 pessoas interessadas (comentários)

Vale atentar que além dos comentários, tivemos muita interação através das Mensagens (inbox). Foram mensagens de clientes querendo saber mais do trabalho de fotografia profissional e valores. O Whats App também foi bastante acionado no período que a campanha foi executada, segundo o feedback do cliente.

Feedback do cliente
Feedback do cliente na fan page da OTIMIZE aprovando nosso trabalho.

Qual foi o pulo do gato para essa campanha de sucesso no Facebook?

Assim como as demais campanhas que trabalhamos, analisamos junto com o cliente o que podemos oferecer ao público alvo e criamos uma “isca digital”. Neste caso as iscas utilizadas foram dar um brinde para o cliente (moldura e 1° mês do bebê), assim como o uso do gatilho mental da escassez (promoção limitada). Com um anúncio bem redigido, figuras atraentes e monitoramento dos resultados pela nossa equipe o resultado apareceu.

Análise de Resultados

As duas campanhas apresentaram excelentes resultados e iremos continuar a usar o marketing no Facebook para divulgar o serviço que realiza.

“Notamos que campanhas digitais de geração de leads para serviços de profissionais liberais apesar da adesão, a qualidade do lead pode ser baixa visto que as vendas foram menores. Já o modelo que envolve maior interação com o cliente, neste caso específico teve uma aceitação melhor. Infelizmente, não há como saber qual tipo dará mais resultado para seu negócio: geração de leads ou post impulsionado. Cabe a necessidade de colocar as campanhas no ar e medir os resultados. Além disso, vale ressaltar que a qualidade da imagem e maneira que o texto foi escrito para o público influencia diretamente nos resultados.”

explica César Marcondes, diretor da OTIMIZE e especialista em Marketing Digital.

O Facebook ainda é uma excelente ferramenta para marketing digital, sendo necessário a atuação de profissionais para a criação da estratégia, do material e da mensuração dos resultados. A OTIMIZE há 4 anos atua exclusivamente no digital.

Quer anunciar no Facebook com resultados?

1 comentário em “Caso de Sucesso no Facebook para Profissionais Liberais

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