Como usar o Email Marketing da maneira certa

É comum entre algumas pessoas o questionamento se o email marketing é ainda um aliado para divulgação da empresa e geração de vendas. Lembro que no Fórum ecommerce Brasil em 2012 o Magazine Luiza apresentou um gráfico mostrando que o email marketing era uma das ferramentas que mais geravam vendas na loja virtual. Nestes 4 anos trabalhando com várias ferramentas do marketing digital, posso afirmar que o email marketing é uma excelente ferramenta de complemento as demais estratégias, porém são poucas as empresas que sabem realmente como usar. Sendo assim, criei este artigo para explicar como usar o email marketing da maneira certa. Vamos lá!

Análise sobre o uso do email marketing: Saraiva vs Amazon

Para ilustrar este caso vou escolher aqui duas grandes empresas de ecommerce: Amazon e Saraiva. Em ambas lojas eu realizei compra online e por isso recebo muitos emails deles. Em resumo, recebo a cada dois dias um email marketing da Amazon tentando vender de tudo para mim, livros de ficção, livros de direito, livros de medicina e até livro universitário, ou seja, sem nenhuma segmentação.

Lembro que um professor de Cálculo na época da faculdade comentou que a Amazon tinha um poderoso CRM, mas olhando o cenário, vejo que não estão conseguindo fazer uso correto dele para segmentar as mensagens no Brasil.

Email Marketing recebido da Amazon
Email Marketing recebido da Amazon sem segmentação

Já os emails que recebo da Saraiva são totalmente relacionados as minhas últimas compras, ou seja, recebo emails de livros na área de gestão, negócios e empreendedorismo. Sendo que já aconteceu de realizar uma nova compra através de um email marketing que recebi.

A ferramenta de marketing que faz essa análise do perfil e última compra é a Chaordic*.
*Disponível apenas para ecommerce com grande volume de visitas.

Email Marketing recebido da Saraiva
Email Marketing recebido da Saraiva com segmentação baseado nas minhas últimas compras

Qual será o segredo de um bom email marketing?

Posso garantir a você que o grande segredo de um email marketing é a segmentação e a personalização. Você deve tratar o email marketing como se ele fosse uma mensagem 1 para 1, como se estivesse falando somente com aquele cliente. Esse é o segredo para o bom uso do email marketing.

Um detalhe muito importante que é bom frisar é que você não deve enviar email só para vender. Você precisa “educar” sua lista tornando-se referência no seu mercado. Como assim? Você deve enviar dicas, eventos, novidades e notícias do seu mercado ou da sua empresa para sua lista.
Imagina que você vai lançar um novo produto, imagina a reação das pessoas ao saberem que você está divulgando primeiramente para elas. Essa informação em primeira mão é mostrar que você se preocupa com seu cliente.

Mas a minha empresa é pequena, não tem como segmentar o email marketing

Tem sim! Hoje qualquer plataforma de email marketing há opções de personalização. O que falta nas empresas e até mesmo nos profissionais é o trabalho de categorizar sua lista de emails. Não estou entrando no assunto automação de email, que é você criar uma régua de relacionamento e de acordo com a ação você envia um novo email.
Por exemplo, envio um email com um link para baixar um ebook. Você abriu o email e clicou no link, então eu crio uma regra e categorizo você como “interessado”. Aí disparo emails a cada dois ou três dias te chamando pelo nome e tentando prender a sua atenção. Não tenho nada contra a automação, se for bem usada ela é benéfica. O que vejo de errado no cenário atual de marketing digital é o exagero na entrega de mensagens, as vezes até parece um SPAM de tão inconveniente.

Ter esse equilíbrio é fundamental para sua estratégia de email marketing ser sucesso com seus clientes. Se você precisa de ajuda para montar uma estratégia correta do uso do email marketing, a agência digital OTIMIZE pode lhe ajudar!

Precisa de ajuda com email marketing?

1 comentário em “Como usar o Email Marketing da maneira certa

  1. Carlos Eduardo Responder

    Trabalho com marketing digital já faz um tempo, incluindo o email marketing, e na prática o que vejo é exatamente isso. Basicamente a parte do texto destacado abaixo resume o cenário atual para se obter sucesso com email marketing.

    “o grande segredo de um email marketing é a segmentação e a
    personalização. Você deve tratar o email marketing como se ele fosse uma
    mensagem 1 para 1, como se estivesse falando somente com aquele
    cliente. Esse é o segredo para o bom uso do email marketing.”

    No mais é sempre lembrar das boas práticas no uso do email marketing (para quem não conhece segue um link: http://www.targetbox.com.br/page/codigo-de-autorregulamentacao-para-a-pratica-de-email-marketing) e seguir as dicas de segmentação e personalização tal como explicado no post.

    Ótimo post!

    Att,

    Carlos Eduardo

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