É comum entre algumas pessoas o questionamento se o email marketing é ainda um aliado para divulgação da empresa e geração de vendas. Lembro que no Fórum ecommerce Brasil em 2012 o Magazine Luiza apresentou um gráfico mostrando que o email marketing era uma das ferramentas que mais geravam vendas na loja virtual. Nestes 4 anos trabalhando com várias ferramentas do marketing digital, posso afirmar que o email marketing é uma excelente ferramenta de complemento as demais estratégias, porém são poucas as empresas que sabem realmente como usar. Sendo assim, criei este artigo para explicar como usar o email marketing da maneira certa. Vamos lá!
Análise sobre o uso do email marketing: Saraiva vs Amazon
Para ilustrar este caso vou escolher aqui duas grandes empresas de ecommerce: Amazon e Saraiva. Em ambas lojas eu realizei compra online e por isso recebo muitos emails deles. Em resumo, recebo a cada dois dias um email marketing da Amazon tentando vender de tudo para mim, livros de ficção, livros de direito, livros de medicina e até livro universitário, ou seja, sem nenhuma segmentação.
Lembro que um professor de Cálculo na época da faculdade comentou que a Amazon tinha um poderoso CRM, mas olhando o cenário, vejo que não estão conseguindo fazer uso correto dele para segmentar as mensagens no Brasil.
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Já os emails que recebo da Saraiva são totalmente relacionados as minhas últimas compras, ou seja, recebo emails de livros na área de gestão, negócios e empreendedorismo. Sendo que já aconteceu de realizar uma nova compra através de um email marketing que recebi.
A ferramenta de marketing que faz essa análise do perfil e última compra é a Chaordic*.
*Disponível apenas para ecommerce com grande volume de visitas.
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Qual será o segredo de um bom email marketing?
Posso garantir a você que o grande segredo de um email marketing é a segmentação e a personalização. Você deve tratar o email marketing como se ele fosse uma mensagem 1 para 1, como se estivesse falando somente com aquele cliente. Esse é o segredo para o bom uso do email marketing.
Um detalhe muito importante que é bom frisar é que você não deve enviar email só para vender. Você precisa “educar” sua lista tornando-se referência no seu mercado. Como assim? Você deve enviar dicas, eventos, novidades e notícias do seu mercado ou da sua empresa para sua lista.
Imagina que você vai lançar um novo produto, imagina a reação das pessoas ao saberem que você está divulgando primeiramente para elas. Essa informação em primeira mão é mostrar que você se preocupa com seu cliente.
Mas a minha empresa é pequena, não tem como segmentar o email marketing
Tem sim! Hoje qualquer plataforma de email marketing há opções de personalização. O que falta nas empresas e até mesmo nos profissionais é o trabalho de categorizar sua lista de emails. Não estou entrando no assunto automação de email, que é você criar uma régua de relacionamento e de acordo com a ação você envia um novo email.
Por exemplo, envio um email com um link para baixar um ebook. Você abriu o email e clicou no link, então eu crio uma regra e categorizo você como “interessado”. Aí disparo emails a cada dois ou três dias te chamando pelo nome e tentando prender a sua atenção. Não tenho nada contra a automação, se for bem usada ela é benéfica. O que vejo de errado no cenário atual de marketing digital é o exagero na entrega de mensagens, as vezes até parece um SPAM de tão inconveniente.
Ter esse equilíbrio é fundamental para sua estratégia de email marketing ser sucesso com seus clientes. Se você precisa de ajuda para montar uma estratégia correta do uso do email marketing, a agência digital OTIMIZE pode lhe ajudar!
Trabalho com marketing digital já faz um tempo, incluindo o email marketing, e na prática o que vejo é exatamente isso. Basicamente a parte do texto destacado abaixo resume o cenário atual para se obter sucesso com email marketing.
“o grande segredo de um email marketing é a segmentação e a
personalização. Você deve tratar o email marketing como se ele fosse uma
mensagem 1 para 1, como se estivesse falando somente com aquele
cliente. Esse é o segredo para o bom uso do email marketing.”
No mais é sempre lembrar das boas práticas no uso do email marketing (para quem não conhece segue um link: http://www.targetbox.com.br/page/codigo-de-autorregulamentacao-para-a-pratica-de-email-marketing) e seguir as dicas de segmentação e personalização tal como explicado no post.
Ótimo post!
Att,
Carlos Eduardo