A Predilecta é uma loja de móveis planejados com unidades em todo Brasil, entre elas as unidades de São José do Rio Preto e Catanduva. A Predilecta Rio Preto buscava uma maneira de atrair novos clientes interessados em móveis planejados. Assim a agência de marketing digital OTIMIZE foi escolhida para analisar as possibilidades de geração de negócios pela Internet no segmento de móveis planejados.
Análise do Potencial na Internet
Identificamos que com o novo site no ar era necessário gerar tráfego de qualidade. Então o primeiro trabalho proposto foi o anúncio no Google AdWords, também conhecido como link patrocinado. Nesse modelo de marketing você atrai pessoas para seu negócio com grande chance de virarem clientes, visto que seu anúncio aparece nas primeiras posições da busca do Google.
Mudanças são necessárias
O papel do marketing é levar clientes até o negócio, cabe ao empreendimento ficar atento para oferecer um bom atendimento e um produto ou serviço de excelente qualidade. Se for necessário realizar mudanças na forma de atendimento, como inserir o número de Whats App, dedicar um funcionário para fazer o atendimento dos emails ou outras, visando obter um melhor retorno do investimento realizado em marketing. Na unidade de Rio Preto foi adotado o Whats App e dedicado um funcionário para responder os contatos vindos pelo site.
Marketing ao alcance de todos
O Google AdWords possibilita que pequenos negócios sejam destacados na busca gerando visitas no site e por consequência, novos potenciais clientes, conhecidos na Internet como leads. Então resumindo temos que uma campanha no Google AdWords tem como objetivo na maioria das vezes a geração de leads e divulgação da marca (branding).
Detalhes da campanha no Google AdWords
Criamos uma campanha no Google AdWords com orçamento diário de R$ 20,00 para a região de São José do Rio Preto e Catanduva, onde foi incluído cidades vizinhas de até 50 km ao redor. A campanha está configurada para ser exibida somente na Rede de Pesquisa, ou seja, somente quando o usuário buscar por uma das palavras chave que estamos trabalhando. Por exemplo, se o usuário digitar na busca: moveis planejados, um anúncio será exibido direcionando para o site.
Anúncios criados no Google AdWords
Cada palavra chave exibe um anúncio para o potencial cliente. Assim é fundamental criar anúncios envolventes, com bons argumentos de vendas, para que a conversão seja melhor. Em média criamos de 2 a 3 anúncios por grupo de anúncios, seguindo as boas práticas do Google.
Palavras chave no Google AdWords
Cada palavra chave no Google possui um valor de lance. Não é possível saber qual o valor que deve ser oferecido. Pela nossa experiência e de acordo com a certificação do Google AdWords, priorizamos palavras chave com demanda e específicas, assim a chance de obter um bom resultado é maior. Todavia cabe lembrar que o site é fundamental para o bom desempenho da campanha no Google AdWords, se o site não tiver um bom conteúdo ou chamadas de ação para entrar em contato o investimento pode não gerar o retorno esperado.
Em alguns casos a criação de um site que tem como objetivo capturar leads é ideal para esse tipo de campanha no Google AdWords. Esse tipo de site é conhecido no mercado como landing page (página de aterrissagem). Possui este nome pois é uma página somente para o visitante conhecer os principais pontos da empresa, do produto ou serviço oferecido e a opção de entrar em contato através de um formulário online.
Resultados da campanha no Google AdWords
A campanha no Google AdWords de geração de leads para Móveis Planejados teve um ótimo desempenho. Um dos motivos do bom desempenho foi o baixo número de concorrentes anunciando no Google, a qualidade do site e o nosso monitoramento semanal com otimizações na campanha visando oferecer o melhor retorno do investimento para nossos clientes.
Outro ponto de destaque nessa campanha é a utilização da Conversão, ou seja, aplicamos um código no site, onde sabemos exatamente como foi o desempenho de cada palavra chave e de cada anúncio. Com a Conversão funcionando conseguimos analisar o desempenho da campanha e realizar mudanças necessárias, quando for o caso.
Por exemplo, entre o período selecionado de 01/08/2016 até 01/11/2016 tivemos 185 conversões. Cada conversão representa um cliente entrando em contato com a empresa, onde o valor por cliente convertido foi de apenas R$ 6,59.
Vantagens de Anunciar no Google AdWords
Como viu a campanha acima no Google AdWords podemos destacar que as principais vantagens de anunciar no Google em relação a outros canais como rádio, revistas, tv, jornais ou outros meios são:
– Mensuração dos dados: sabemos exatamente quantas visitas geramos e quantas pessoas entraram em contato (leads);
– Valor menor de investimento: em 3 meses de campanha foi investido ao todo em mídia o valor de R$ 1.244,90. Com este valor em São José do Rio Preto é possível fazer 1 Outdoor por 15 dias ou 1 mês de rádio com spot de 10 segundos com 4 inserções diárias ou 2 anúncios no jornal. Já tv e revista o valor de investimento é maior.
– Assertividade maior: como o anúncio é exibido apenas para o usuário que está buscando por seu produto ou serviço, a probabilidade de conversão deste cliente é maior do que impactado em outros meios.
Dica Final para Anunciar no Google AdWords
A dica final que deixamos neste artigo é que você anuncie sempre com profissionais certificados Google AdWords e peça para o mesmo que utilize a Conversão para medir os resultados. Caso sua agência ou profissional não siga as dicas acima, entre em contato conosco que ajudamos a configurar a Conversão do Google AdWords.
Quer Anunciar no Google AdWords com Conversão?
Entre em contato com a agência digital OTIMIZE, além dos 4 anos de experiência em Google AdWords, possuímos três certificações Google: Rede de Pesquisa, Rede de Display e Google Shopping. Esse conhecimento possibilita aplicarmos as melhores práticas do Google e obter resultados cada vez melhores com o nosso monitoramento semanal.