Hoje sabemos o quanto é importante estar presente no Google, considerado o maior buscador do mundo, ter uma boa posição nas buscas do Google é sinal que gerará mais contatos para seu negócio. No entanto é comum vermos casos de empresas que anunciaram no Google AdWords e não tiveram êxito. Para nós o segredo do sucesso de uma campanha de marketing no Google AdWords é o planejamento e a mensuração dos resultados, onde iremos explicar neste artigo, baseado em um caso real de sucesso que atuamos.
Sobre a necessidade do cliente
O centro automotivo Auto7pneus em Campinas, SP buscava aumentar suas vendas. Já tinham realizado alterações na comunicação visual e panfletos distribuídos localmente, mas o resultado não tinha sido satisfatório. Assim a agência OTIMIZE foi a empresa escolhida para criar uma estratégia de marketing digital com o objetivo de aumentar as vendas e a divulgação da empresa na Internet.
Estratégia de Marketing Digital
Junto com o cliente foi definido o produto que será trabalhado na campanha. Neste caso, definimos que iríamos trabalhar com os pneus do aro 13 ate o 18. Em segundo lugar, foi definido que a campanha de marketing digital seria no Google AdWords, usando a Rede de Pesquisa, ou seja, quando o cliente digitar por exemplo, “pneus aro 14”, “comprar pneus”, o anúncio deve ser exibido no topo da busca do Google. Com o planejamento inicial bem definido, então seguimos com os passos abaixo:
1. Montamos uma landing page (modelo de site clean para captar potenciais clientes (leads)) com as promoções dos pneus;
2. Criamos os anúncios de texto já com o valor do preço de cada aro para evitar cliques indesejados;
3. Dividimos a campanha no Google AdWords em 4 grupos de anúncios, assim temos um melhor controle dos resultados;
4. Inserimos o código de conversão na página de contato e na página de obrigado (depois que o e-mail é enviado) para medir o desempenho da campanha de maneira real;
5. Monitoramos semanalmente o desempenho da campanha no Google, realizando alterações (quando necessário) como reajuste de lance, novas palavras chave, negativação de palavras chaves e pausa de anúncios com baixa conversão. Semanalmente enviamos para o cliente o desempenho da campanha e melhorias.
Resultados da campanha no Google AdWords
A campanha de marketing no Google AdWords para o Centro Automotivo Auto7pneus em Agosto de 2017 apontou 38 conversões, sendo 32 por telefone e 6 por e-mail. Neste caso a adoção da conversão mostrou que durante 1 mês geramos 38 novas oportunidades de negócios para a Auto7pneus. Esse volume de potenciais clientes (leads) gerou um aumento de 20% das vendas no centro automotivo em relação à Julho/2017.
Lembrando que conversão é uma métrica que usamos no Marketing Digital para medir o desempenho de uma campanha de marketing. “Fazer uma campanha de marketing digital sem conversão é como atirar no escuro, você pode até acertar o alvo, mas a dificuldade será maior.” explica Marcondes, expert em geração de leads na OTIMIZE, onde gerenciou mais de 210 campanhas de marketing desde 2012.
Quer anunciar no Google com estratégia e casos reais de sucesso?
A OTIMIZE é especializada em geração de leads para negócios. Além disso, contamos com 5 certificações de Google AdWords, garantindo para nossos clientes os melhores resultados. Faça um orçamento conosco!