As redes sociais podem ser utilizadas por médicos assim como qualquer outro profissional que deseja produzir conteúdo, porém deve-se atentar ao que pode e o que não pode ser publicado nas redes segundo o próprio Conselho Federal de Medicina.
O que pode?
1 – Publicar foto com professores/preceptores;
2 – Publicar foto com grupos de trabalho/equipe médica;
3 – Publicar de forma COMEDIDA, que participou de cursos, congressos, desde que possa COMPROVAR;
4 – Publicar que é médico, seu número de CRM, sua especialidade e seu RQE (Registro de Qualificação de Especialista), desde que registrados no conselho de sua jurisdição;
5 – Publicar o endereço do seu consultório ou clínica DESDE QUE não em matérias científicas e de esclarecimentos da coletividade;
6 – Publicar que realiza procedimentos, desde que reconhecidos cientificamente e ligados à sua especialidade;
7 – Orientar o seu paciente, desde que tenha conhecimento de causa, preservando sempre o SIGILO (sem participação em grupo) e, se necessário for, assim que puder, examinar o paciente presencialmente, ou encaminhá-lo para um serviço médico;
8 – Divulgar os convênios que atende;
9 – Participar de discussão de casos clínicos em grupos exclusivos de médicos;
10 – Fazer orientações gerais sobre doenças, sem no entanto prescrever ou direcionar suas informações a casos detectáveis.
O que não pode?
1 – Publicar foto de paciente ou em conjunto com o mesmo fazendo referência a esse vínculo (quebra de sigilo);
2 – Publicar foto de “antes e depois” (promessa de resultado);
3 – Publicar foto do paciente em sala cirúrgica, relatando o que vai realizar ou o que realizou (quebra de sigilo/autopromoção/concorrência desleal);
4 – Publicar que não existem complicações em seus procedimentos ou que todos os seus pacientes estão satisfeitos (promessa de resultados/sensacionalismo/autopromoção/concorrência desleal);
5 – Publicar figuras de modelos ou artista, vinculando-os ao nome do médico ou à sua clínica (autopromoção/sensacionalismo/quebra de sigilo);
6 – Publicar ou insinuar vínculos com empresas, equipamentos e medicamentos (comércio/interação);
7 – Publicar elogios e agradecimentos, reiterados, por parte de terceiros (autopromoção/concorrência desleal/quebra de sigilo);
8 – Publicar preços de procedimentos e formas de pagamento, assim como oferecer prêmios, consultas ou avaliações gratuitas (comércio/concorrência desleal);
9 – Publicar prêmio que não tenha valor científico, como: “o melhor médico”, “o médico em destaque” e similares (autopromoção/concorrência desleal);
10 – Publicar fotos com o recém-nascido e seus familiares (autopromoção/quebra de sigilo).
Quer ser nosso cliente?
Não perca tempo, seja você também um cliente da OTIMIZE. Será um prazer atender sua empresa.