O Google Webmaster Tools é considerado hoje uma das principais ferramentas para um bom trabalho de SEO. SEO (Search Engine Optimization) é o trabalho realizado para o site ter uma boa posição nos buscadores, principalmente Google devido o seu alcance no mercado. No Google Webmaster Tools é possível adicionar um site, arquivos para indexação e medir as consultas de pesquisa, cliques e o desempenho do site quanto as buscas orgânicas. É um complemento ao Google Analytics possibilitando uma melhor visão quanto as buscas no Google.
Em 2015 a ferramenta para análise de SEO em sites Google Webmaster Tools(GWT) passa a se chamar Google Search Console (GSC) a partir de 20 de maio de 2015. Neste primeiro momento não teve grandes mudanças na ferramenta. O fundamental para quem ainda não tem o site mensurado pela ferramenta de SEO do Google é cadastrar o seu site o quanto antes. Lembrando que, recentemente, o Google também anunciou seu novo Search Analytics dentro do Search Console.
Exemplo de Análise no Google Search Console
Exemplo de análise de dados no Google Webmaster Tools. Pela análise abaixo temos que das 83 impressões pelo termo “novo algoritmo do google” recebemos 11 cliques no site da OTIMIZE. Imagine você recebendo visitas no seu site por pessoas que desconhecem o seu negócio todo dia interessadas em seu negócio. Esse é o papel do SEO, aumentar sua presença digital e por consequência suas vendas.
Detalhes da mudança de Google Webmaster Tools para Google Search Console
O anúncio da mudança foi realizado no blog do Google para Webmaster Tools para Google Search Console onde de acordo com o Google o principal motivo é que a ferramenta não atende só Webmasters, mas sim toda uma classe de profissionais. Confira a tradução livre realizada pelo diretor César Marcondes, especialista em SEO e Marketing Digital.
“Acontece que a idéia tradicional do “webmaster” reflete apenas alguns de vocês. Temos todos os tipos de fãs do Webmaster Tools: hobbista, proprietários de pequenas empresas, especialistas em SEO , profissionais de marketing , programadores , designers, desenvolvedores de aplicativos, e, claro , os webmasters também.
O que nós compartilhamos é o desejo de fazer o seu trabalho disponível on-line, e para torná-lo encontrável através do Google Search. Então, para se certificar de que o nosso produto inclui todos os que se preocupa com a busca, nós decidimos renomear o Google Webmaster Tools como Google Search Console.”
Como acessar o Google Search Console?
Ainda é possível acessar pelo endereço antigo: www.google.com.br/webmaster/tools, porém já foi criado uma nova URL de acesso: g.co/SearchConsole
Para quem vale a pena o Google Search Console?
O Google Search Console é válido para qualquer empresa ou profissional que tem um site otimizado e que precisa mensurar os acessos para aumentar o número de visitas. É uma ferramenta gratuita e essencial para uma empresa que precisa fortalecer sua presença digital.
Dúvidas?
Se você não tinha acesso ao Google Webmaster Tools, não sabe como cadastrar seu site na ferramenta ou precisa de ajuda com a otimização do seu site, fale conosco, somos especialistas em SEO, ferramentas Google e Marketing Digital desde 2012.