No Brasil com a popularização da Internet e da banda larga nos últimos anos, o meio digital vem recebendo atenção especial dos anunciantes. De acordo com a pesquisa Digital Adspend 2017 realizada pelo iab Brasil, a estimativa de investimento em publicidade digital será um crescimento de 26% no Brasil em 2017 em relação ao ano anterior, alcançando o valor total de R$ 14,8 bilhões investidos. Com este valor, a mídia digital chegará a quase 1/3 do total investido em publicidade nacional.
Publicidade Digital em 2016
Vale ressaltar que em 2016 a projeção de crescimento foi de 12% em relação ao ano de 2015, e que obteve um crescimento real de 26% alcançando o total de R$ 11,8 bilhões. O crescimento foi maior que a projeção, mesmo em um cenário econômico fraco.
Quais são os formatos de Publicidade Digital com maior investimento?
De acordo com a pesquisa realizada, quase metade do investimento realizado em Publicidade Digital em 2016 foi em Search, Classificados e Comparadores de Preço, com 48,5% do investimento.
Em segundo lugar ficaram as propagandas exibidas nas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e no Display (banners e anúncios em sites, portais e blogs) que tiveram 32,5% do investimento e os vídeos em terceiro lugar com 19%.
“Os números da pesquisa ressaltam a importância cada vez maior das empresas aparecem no topo da busca, seja de forma orgânica ou patrocinada, conhecido no mercado como link patrocinado ou Google AdWords. Também é importante separar uma parte do investimento para anunciar nas redes sociais, principalmente o Instagram que é uma rede em forte crescimento no Brasil”, explica o especialista em Marketing Digital, César Marcondes, diretor da agência OTIMIZE.
Estimativas da Publicidade Digital em 2017
Em 2017 a estimativa de crescimento é de 26%, onde chegará a quase 1/3 do total investido em publicidade no Brasil.
“É um mercado em amplo crescimento, as pessoas que se capacitarem para atuar neste cenário, irão colher bons frutos, assim como os negócios que investirem com profissionais” explica Marcondes, que já atua na área de mídia digital desde 2012.
Fonte: iab Brasil – Digital Adspend 2017