O termo Fisital tem origem num artigo do professor de Harvard, Darryl Rigby, publicado na Revista Harvard Business Review, de setembro de 2014, sobre a complexidade do varejo atual. Quando mencionado a palavra Fisital é a junção do Físico com o Digital, ou seja, cada vez mais as empresas precisarão ter seus modelos de negócios contemplando esses dois ambientes: offline e online.
Na OTIMIZE temos levado aos nossos clientes essa necessidade de adotar o mesmo conceito no físico para o digital. É uma abordagem que leva tempo para ser integrada, mas garante bons resultados.
Essa junção tem que ser de maneira integrada, até porque o cliente não enxerga diferença entre eles: é uma marca só, é uma experiência de consumo somente, seja no ambiente Físico (lojas, pontos de vendas, vitrines, folhetos, etc) ou no ambiente digital (internet, sites, smartphones, tablets, mídias sociais, etc).
A ideia do “one brand experience”, a mesma experiência de marca em todos os pontos de contato se torna cada vez mais relevante. O maior desafio será criar esses modelos que contemplem o envolvimento de toda a rede, seja de unidades próprias ou Franqueadas, nesse formato. Receitas serão geradas de formas diferentes das tradicionais que se restringem ao faturamento nos pontos de venda físicos.
Assim tem sido cada vez mais comum grandes redes investirem na venda online (ecommerce) fortalecendo a presença no ambiente digital, conquistando novos clientes e ampliando o poder da marca.
Caberá às empresas proporcionarem a seu público novos formatos de negócios, alinhados e integrados.
Para saber mais, acesse o artigo: Uma mistura fisico-digital
Fonte: Insights e Desafios para o Franchising em 2016