A segunda palestra do evento das Startups de São José do Rio Preto em Maio no dia 8 foi a palestra do Edson Bérgamo, fundador do Kboing.
Palestra A construção On e Offline de uma marca
A palestra começou com Edson Bérgamo falando que é programador, então brincou com a platéia informando se houvesse algum problema de comunicação estava explicado. Edson explicou que começou a programar pois é auto didata, quando tinha uns 13 anos comprou vários livros de programação para aprender.
Em 1998 fez um curso com módulo de Internet. Na época ele usava um 486 com 66hz e um modem 28 kbps. Ele lembra que naquela época a Internet era muito caro, então só acessava em horários fora do comum, por exemplo, no sábado à tarde e ainda era necessário dividir o computador com os irmãos.
A INOVAÇÃO
Naquela época os sites de música só ofereciam som no formato Midi (som de teclado apenas). Aí ele pensou: “Por que não pegar os meus CDs e converter para Internet?”.
Então através do software Real Audio ele pegou o CD e converteu no Front Page no lugar do Midi. Com o tempo a audiência foi crescendo e um problema surgindo, pois a geração de tráfego é muito caro no Brasil.
ESCOLHA DO NOME E CUIDADOS
O nome do site de música era para ser Flash, mas logo desistiu quando viu um lava rápido com este nome. Edson relata que o começo não é fácil, foi apenas em 2004 é que ele começou a ganhar dinheiro com o Kboing. Enfatizou que é necessário muito cuidado com sua marca offline e orienta a todo empreendedor com duas dicas:
2 DICAS
- Registrar o dominio no .com e no .com.br;
- Registrar sua marca no INPI – Procure por uma empresa de marcas e patentes
O motivo principal é evitar problemas jurídicos no futuro. Relata que quando decidiram criar a rádio FM (105,3 Rádio Kboing) o nome seria Maisfm, porém cancelaram, pois já tinha uma rádio com o nome Dimais fm.
COMO DIVULGAR ON LINE?
Edson relata que na época dele a única maneira era ficar divulgando nos Chats. O processo era manual, onde pediam para as pessoas visitarem o site. Hoje com as redes sociais e os demais meios de publicidade online, é fácil criar uma presença de marca ou aumentar a audiência do site. A principal dica é criar conteúdo relevante e analisar os resultados.
DICAS PARA CRIAÇÃO DA MARCA ON LINE
- Não fazer spam;
- Não compartilhe bobeiras;
- Uma marca tem que ser idônea;
- Mesclar o conteúdo no Facebook (não postar direto, pois só 10% vão ver o que foi postado);
- Citou o exemplo que antes conseguiam 70 mil visitas pelo Facebook em média, hoje a média caiu para 40 mil visitas;
- Postar menos e com qualidade;
- Twitter é bom, mas tomar cuidado para o usuário clicar e ir para o site;
- Definir sua estratégia: No Facebook você quer marcar presença ou gerar tráfego?
- Prestar atenção com o Mobile, o mobile é muito forte (diariamente recebem 100 mil visitas).
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PONTOS INTERESSANTES
Citou que a receita de publicidade gerada pelo mobile é baixa, no site é maior. Entretanto, o tempo de uma pessoa acessando via mobile é de horas, enquanto que via site em média é de 19 minutos.
GANHAR DINHEIRO NA INTERNET #SQN
Ao finalizar Edson relata que hoje em dia é fácil ganhar dinheiro na Internet. Deve tomar muito cuidado com o tipo de conteúdo e o tipo de publicidade. Relata que antes ele tinha que se juntar aos portais para conseguir a publicidade, hoje o Google facilita este trabalho. Porém, todo cuidado é pouco, contou que já teve site com mais de 50 mil visitas sem ganhar 1 centavo.
No último slide agradou a todos e arrancou aplausos com a seguinte frase:
“É feliz quem sonha, mas só tem sucesso quem se dispõe a pagar o preço para transformar o seu sonho em realidade.” Silvio Santos
PERGUNTAS DA PLATÉIA
1. Como você vê sua empresa daqui 5 anos?
Iremos trabalhar com o modelo pago de assinatura. É preciso muita atenção para evitar problema com as gravadoras. A Spotify também está migrando para o mobile.
2. Por que montou a rádio?
Era um sonho de infância. Porém é preciso muito atenção neste mercado. Já temos carro sem rádio, só via Internet.
Informou que só agora depois de 1 ano estão colocando o nome Kboing na rádio 105.3 FM. É preciso inovar, a grande sacada foi colocar o nome da marca visor do rádio e no mobile também. Inovar sempre.
3 Quem são os seus concorrentes? Quanto à entrada do grupo Bandeirantes com o rdio?
Informou que já foram atrás deles, mas não quiseram ter sócios, eles são 100% donos.
O maior problema em sua visão é o Spotify. O market share do rdio é muito baixo.
MINHA OPINIÃO
A palestra do Edson Bérgamo foi muito boa e reforçou para o público o que já praticamos na agência de marketing digital com nossos clientes.
Nela podemos notar que o sucesso não vem do dia para a noite, sendo necessário muita força de vontade e acreditar no seu sonho. Outro ponto importante na minha visão é que ele é um empresário muito preocupado com a concorrência, com as visitas no site e a inovação, afinal de contas é uma empresa que precisa atualizar sempre para manter a sua base de clientes e despertar o interesse de novos clientes.
E você, o que achou das dicas? Já usa alguma delas na sua empresa? Deixe seu comentário abaixo.